Apresentação

Em 2009, jovens advogados decidiram fundar uma associação que lhes representassem politicamente, promovendo o intercâmbio de ideias, criando grupo de estudo para explanar e fomentar uma nova corrente de formadores de opinião.

Foi com essa ideia que mais de duzentos jovens advogados e advogadas, liderados pelo advogado Daniel Aragão, fundaram a Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana, AJAFORTE.

A AJAFORTE nasceu, portanto, dos anseios dos jovens advogados militantes de Fortaleza e região metropolitana, que se encontravam desamparados à época de sua fundação, sem a necessária representação política.

Os jovens advogados e advogadas representam grande força. Apesar disso, de acordo com o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, não podem estar presentes nos quadros eletivos da entidade.

A entidade já nasceu com força política, força intelectual e a força dos jovens, que estavam comprometidos com os seguintes objetivos: promoção de congressos, seminários, cursos de atualização e, principalmente, a criação de mecanismos de apoio e defesa das prerrogativas dos advogados.

Durante esses anos de existência, a AJAFORTE tem tido papel importante junto à classe, fazendo-se representar no Conselho Estadual da OAB/CE por meio de seus associados com mais de cinco anos de inscrição na OAB, bem como, papel fundamental no apoio ao advogado em início de carreira. A Associação possui também papel relevante junto à sociedade cearense por meio de projetos sociais denominados ATITUDE SOCIAL.

Na gestão do ex presidente Patriarca Brandão, a AJAFORTE iniciou sua interiorização, com a criação da AJAFORTE NORTE, com sede em Sobral,além disso, fora dada continuidade a todos os projetos desenvolvidos.

Em janeiro de 2017, foi eleita a atual diretoria, que reafirma os compromissos de defender e ainda ampliar os meios de integração e facilitação do cotidiano da Jovem Advocacia, através da promoção de cursos, palestras e debates jurídicos. Além disso, buscará firmar convênios que beneficiem os associados e que já estão disponíveis no próprio site, na aba benefícios.

A atual diretoria também ressalta a importância de dar continuidade ao projeto atitude social, que visa trazer um viés solidário a advocacia, aproximando a associação da sociedade, e destacando que a gestão é participativa, onde toda a Jovem Advocacia tem espaço para propor campos de atuação da entidade, através de sugestões e participação nas reuniões da diretoria.Faça a diferença, seja associado da AJAFORTE!

Rafael Sales

Presidente da AJAFORTE